Django Sphinx no Windows – preload: failed to open (libmysql.dll)

Para quem pensa em colocar algum tipo de busca em um site com um pouco mais de acesso, aconselho bastante o uso do Sphinx, um indexador pra lá de experto, deixa pra trás as funções de fulltext search do MySQL ou PostgreSQL, o que muito me admira, um projeto independente ter uma performance tão absurdamente melhor do que as ferramentas já conhecidas.

Recentemente estive trabalhando com o Sphinx e com o django sphinx para implementar um sistema de busca dentro de uma ferramenta.

Aliás, parabéns ao David Cramer, o cara faz umas coisinhas muito úteis, ele é o desenvolvedor principal do django sphinx.

Em casa eu uso o Ubuntu, mas no trabalho utilizo o Windows. Baixei a versão do sphinx para windows, instalei e configurei.

Depois disso eu não conseguia rodar o serviço de busca, aparecia a seguinte mensagem:

WARNING: index ‘xxxxx’: preload: failed to open xxxxx.sph: No such file or directory; NOT SERVING

Levei um tempo para descobrir o problema. Ao rodar o indexador, não aparecia nenhuma mensagem de erro, então não me dei conta de que poderia estar ocorrendo algo de errado. Geralmente no Linux quando não há nenhuma mensagem é sinal de que está tudo certo.

Fui procurar pelos arquivos dos índices e não encontrei nenhum, sem índice o serviço não sobe.

Eu estava tentando rodar o indexador pelo console, não sei por que cargas d’água fui rodar o indexador pelo explorer e me apareceu uma mensagem dizendo que não havia encontrado uma DLL do MySQL, a libmysql.dll.

Achei estranho, estava usando o o Sphinx para indexar uma base em PostgreSQL, não faz muito sentido ele reclamar de uma DLL do MySQL, mas tudo bem, não vou chorar.

Encontrei o arquivo, coloquei na pasta dos executáveis (bin) e aí consegui gerar os índices e subir o serviço.

Como não encontrei muita informação, achei interessante deixar a dica por aqui.

Sobre Rico
Software engineer

Deixe uma resposta

