Formatação de data na língua local no Python

Outro dia um amigo que trabalha com Java e está aprendendo Python perguntou como formatar uma data no Python usando a língua local. Fiz algumas tentativas na hora mas não consegui ajudá-lo.

Mas isso me incomodou, e na tentativa de salvar uma boa alma do Java, tentei novamente e encontrei a solução:

import locale
from datetime import datetime
locale.setlocale(locale.LC_TIME, 'pt_BR.utf8')
print datetime.now().strftime('%A %d de %B de %Y, %H:%M:%S')

É preciso que o locale escolhido esteja instalado no sistema, há um comando para encontrar os locales disponíveis:

locale -a

Links úteis:

Sobre Rico
Software engineer

2 Responses to Formatação de data na língua local no Python

  1. Olá Enrico,

    Parabéns pela dica e pelo excelente blog.
    Uma pergunta:
    – Este código funciona também no Windows ? se não, como seria a implementação para Windows ?

    Um abraço,
    Leandro.

    • Rico disse:

      Olá Leandro, valeu!
      Não tenho certeza, não tenho usando muito o Windows, se descobrir me avisa que eu acrescento no post.
      Abraço.

Deixe uma resposta

